A estaca tipo Franki foi introduzida como fundação há mais de 85 anos por Hdgard Frankignoul na Bélgi-
ca. Ele desenvolveu a idéia de cravar um tubo no terreno pelo impacto de golpes do pilão de queda livre numa bucha (tampão) de concreto seco ou seixo rolado compactado, colocado dentro da extremidade inferior do tubo. Sua idéia teve sucesso e este método de execução espalhou-se pelo mundo, mostrando eficiência e produzindo uma estaca de elevada carga de trabalho. I-rankignoul constituiu uma empresa para explorar as patentes, registradas entre 1909 e 1925.
Este tipo de estaca foi empregado pela primeira vez no Brasil em 1935, na Casa Publicadora Baptista no Rio dc Janeiro. Em São Paulo, cm 1936, foram executadas as estacas do portal de entrada do Túnel Nove dc Julho. A partir de 1960, após ter expirado a licença da patente, o método Franki entrou para o domínio público.
A execução de uma estaca tipo Franki para ser bem sucedida depende da observância ao método executivo. do uso de equipamentos adequados e de mão-de-obra especializada e experiente. Por esta razão o conteúdo deste parágrafo dedica-se à descrição do método de execução, dos equipamentos envolvidos na execução e da mão-de-obra especializada que opera os equipamentos e executa a estaca.
O parágrafo aborda também métodos alternativos de execução, principalmente no que diz respeito ã cravaçâo com tubo aberto comumente chamado dc cravaçâo com tração.
Também são apresentados as problemas executivos causados por certos tipos dc solo que podem afetar a qualidade da estaca, assim como as técnicas utilizadas na solução destes problemas.
Por fim discute-se o emprego da estaca tipo Franki e os fatores que influem na sua cscollia como fundação.
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