segunda-feira, 4 de março de 2013

Limpeza do Fundo e Preparo da Lama para Concretagem.

Durante a escavação, partículas de solo, argilas, siltes e areias vão se incorporando ã lama bentonítica aumentando sua densidade c sua vis-cosidade. As partículas mais finas (argilas e siltes finos; ficam em suspensão enquanto as partículas mais grossas vão sedimentando lentamente e neste movimento para baixo arrastam consigo partículas tle bentonita formando no fundo da escavação uma "pasta" densa e viscosa difícil de ser completamente removida pelo concreto. Dependendo tio grau de contaminação da lama, este fenômeno pode ocorrer durante a concretagem. principalmente cm concretagens demoradas e, neste caso, teremos esta "pasta" sendo formada, nào mais no fundo da escavação, mas sobre a superfície do concreto jâ lançado. A vclt>cidadc e a intensidade desta de-cantação depende muito da concentração de bentonita na mistura e do grau de contaminação da lama, principalmente por areias.

Logo após o término da escavação, devido à contaminação da lama bentonítica a estaca não
está em condições de ser concretada. Lançar concreto nesta situação é certamente querer enfrentar
no future» inúmeros problemas íestaca sem resistência dc ponta, estaca seccionada por incru st ações tle lama, estacas com atrito lateral baixo etc. J de difíceis e onerosas soluções.

Para concretar a estaca é necessário proceder a  uma limpeza no fundo da mesma removendo a "pasta" viscosa e densa, e colocar as características da lama dentro dos limites fixados pela norma.

Terminada a escavação e após uma primeira limpeza feita com a própria ferramenta tle escavação, procede-se à limpeza tio fundo da estaca hom-Ix-ando a lama contaminada do fundo para fora,  substituindo-a por lama nova ou reciclada.

Este bombeamento pode ser feito por bombas do tipo submersa ou por circulação reversa atra-
vés tio tubo de concretagem. Em estacas muito profundas, a utilização tle "air lift" pode ser necessária.

No caso de utilização de lamas recicladas, o tratamento tia mesma consiste em remover as partículas sólidas «materiais acima de ü,01 mm) através tle desarenadores (hidrociclones) e até mesmo peneiras para os materiais mais grossos. Os siltes e argilas nào sào removíveis por meios mecânicos. Quando a concentração destas partículas se torna perniciosa é possível diminuí-la misturan-do lama nova com a lama reciclada.

Lamas quimicamente contaminadas pelo cimen-to nào sào economicamente recuperáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares