segunda-feira, 22 de julho de 2013

Avaliação do Desempenho de Fundações Acabadas

As técnicas de avaliação dc desempenho dc fundações são objeto do capítulo 20 deste livro, porém no contexto da Qualidade das Fundações este item deve também ser ao menos brevemente enfocado.

Existem obras na engenharia civil nas quais o controle do seu desempenho, durante toda a sua vida útil, é considerado com a maior naturalidade: ninguém discute que seja óbvia a necessidade de se controlar , inclusive com uso de monitoração instrumental, obras como barragens, usinas nucleares e algumas outras.

No caso de edificações, pontes, viadutos c instalações industriais, no entanto, a simples menção ao controle  de desempenho da estrutura e das fundações gera desconfianças (será que há problemas? existe des- confiança quanto ã estrutura ou âs fundações?).

Este comportamento "psicossocial" leva projetistas e construtores a evitarem ao máximo a instalação de instrumentos para monitorar o desempenho de estruturas e fundações, o que resulta  na perda de preciosas informações que poderiam enriquecer o conhecimento do meio técnico e apri-morar metodologias de projeto e técnicas constnitivas.

Mesmo diante destas dificuldades, há casos — c espera-se que no futuro sejam mais numerosos — em que é realizada a monitoração de fundações e  de estruturas no âmbito de uma avaliação do seu  desempenho em condições operacionais. Destes  controles, aquele que maior interesse apresenta  para as fundações é o controle de recalques da  estrutura, assunto discutido no próximo capítulo.

Evidentemente, a associação do controle de  recalques com medidas dc cargas em pilares, por  exemplo, é de grande interesse, apesar de ser rara  a sua realização, especialmente em estruturas de  concreto armado.

Em casos especiais como prédios e outras estruturas em encostas ou junto a escavações, cabem  ainda outros controles geotécnicos como os de  movimentos horizontais (com uso dc inclinômetros  tipo "Slope Indicator" ou de extensômetros insta- lados em furos de sondagens específicos), dc aberturas de juntas ou fissuras (com uso de pinos ou de medidores "triortogonais"), de cargas em tirantes etc.

De qualquer forma, a questão do acompanhamento e do controle de desempenho de prédios e de outras estnituras precisa passar a ser encara- do de outra forma, com maior naturalidade, e como um processo de avanço tecnológico no âmbito da Constmçào Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares