segunda-feira, 29 de julho de 2013

Impactos Ambientais de Obras de Fundações

Ao se enfocar especificamente a atividade da  execução dc fundações de obras civis, pode-se  constatar que os impactos ambientais destes tipos  de obras são bastante reduzidos, quando compa- rados, por exemplo, â execução das obrí.s de  terraplenagem, âs obras de pavimentação e outras, que pelo seu caráter extensivo afetam grandes áreas c em especial a superfície exposta dos terrenos.

As obras de fundações, aqui entendidas nc sen-tido mais restrito das fundações para estruturas  em geral (edificações, obras dc arte viárias, instalações industriais, máquinas e equipamentos fixos  etc.), caracterizam-se pelo seu caráter localizado e  de grande estabilidade ao longo do tempo. Assim, sapatas, tubulões ou estacas localizam-se sempre  em áreas restritas, a serem ocupadas por alguma  csinitura, de modo que quanto âs alterações de  ocupação do terreno, nào faz sentido falar-se es- pecificamente do impacto da implantação das fundações mas tão-somente do impacto da implantação da obra como um todo, que desfigurará a condição original de ocupação (ou nào ocupação) do  terreno, dando-lhe nova destinaçào. Também  quanto à dinâmica de sua evolução ao longo do  tempo, fundações sào elementos de construção dc grande estabilidade e longevidade, nào sofren- do, na maioria das vezes, os desgastes e a deterioração que atinge as superestruturas e os seus  acabamentos e complementos. Muito menos são  afetadas ou deveriam ser por fenômenos climáticos, intcmpéricos ou acidentais como por  exemplo as flutuações dos níveis d'água de represas c cursos d'água que produzem erosão  nas margens, rupturas de taludes lindeiros e alterações na fauna e flora que o reservatório sustenta ou afeta.

Os principais impactos ambientais que podem  ser especificamente associados a fundações são  aqueles decorrentes das atividades dc sua execução, tais como as vibrações E impactos causados pelos "bate-estacas" durante a cravaçào de estacas, a contaminação de cursos d'água com efluentes originários da execução de estacas escavadas com uso de lamas bentoníticas ou outras, ou o inade-quado lançamento de "bota-foras" de escavações realizadas para a implantação de fundações e dis-posição de resíduos da execução de tais obras.

Vê-se que se trata de impactos de pequena monta, geralmente afetando áreas de reduzida extensão e na maioria dos casos de curta duração (restritos ao período dc execução das fundações), porém, mesmo assim estes impactos nào devem ser negligenciados, razão pela qual serão objeto de discussão específica a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares