segunda-feira, 15 de julho de 2013

Fundações Profundas por Estaca

• Diâmetro do Fuste: vale o que já foi descrito  para tubulòes.


• Cota de Apoio: a determinação, a posteriori, da  cota de apoio (ou seja, do comprimento) de  estacas já executadas apresenta dificuldades e  imprecisões razoáveis. Exatidão nesta medida só  seria obtida com a realização de escavação (poço  de investigação) junto à estaca ou extração por  arrancamento dc uma estaca (geralment e inviável). Nos casos correntes, lança-se mão,  atualmente, da técnica não destrutiva do ensaio  PIT (já citado), que nem sempre é muito preciso  e confiável. Para cstacas ocas (dc concrcto pre- moldado ou metálicas) de ponta fechada pode- se fazer medição direta e, para estacas de grandes
dimensões (escavadas e barretes) é possível a  utilização de sondagem rotativa, conforme já citado no caso dc tubulòes.
 
• Qualidade do Concreto: valem as observações já feitas quanto a tubulòes, à exceção das  sondagens rotativas axiais, apenas aplicáveis a estacas dc grande diâmetro ("estações" escavados  e barretes). No caso de estacas pré-moldadas,  executadas cm unidades fabris, sob controle dc  fabricação, o teste da qualidade do concreto no topo da estaca permite extrapolar este resultado  para todo o segmento. 

• Continuidade do Concreto da Estaça: um dos  problemas executivos dc estacas é a ocorrência  de descontinuidadc s na sua execuçã o ou cravaçâo (seccionamentos ou estrangulamentos  do fuste em estacas moldadas uin loco" ou fissuras  durante a cravaçâo de estacas pré-moldadas). A técnica dc ensaio PIT tem, nestes casos, a sua  aplicação ideal. Mesmo que ainda nào seja 100%  confiável , esta técnica vem apresentando  resultados muito interessantes, devendo evoluir  nos próximos anos e sc consagrar para tais  verificações.

• Quantidade e Posição das Armaduras: valem as  observações já feitas no caso dc Lubulòes.

• Qualidade do Solo de Fundação: também neste  quesito valem os comentários feitos no caso  de tubulòes, cabendo apenas citar que a forma  de execução das cstacas (escavação, alívio de tensões ; ou cravaçâo com deslocamento,  compressão lateral do solo) altera as características  dos solos em relação à sua cond;çào anterior a  esta execução.

• Ensaio Global da Fundação: aplicam-se, neste  caso, com grande interesse os ensaios de prova  de carga estática (segundo a norma NBR 12.131)  e de carregamento dinâmico (segundo a norma  NBR 13.208), aplicáveis a qualquer tipo de estaca  e cujas únicas restrições são o custo e as  dificuldades operacionais para sua realização. Já  foi comentado no subitem c. 1 deste item que a  norma de projeto e execução de fundações (NBR  6122) indica a execução destes testes sempre que  existam dúvidas ou suspeitas quanto a fundações  por estacas. Dados o custo e as dificuldades para  a realização destes testes, em muitos casos prefere-se substituir as fundações ou paitc destas ao invés de realizar as provas de carga.

O advento  recente do ensaio de carregamento dinâmico  pode alterar este enfoque, permitindo uma maior  racionalidade na tomada de decisões neste âmbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares