segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fundações Profundas Por Tubulòes

• Diâmetro do Fuste: quando ainda não foi  executado o bloco de coroamcnto a verificação
é imediata; caso já o tenha sido, tornase necessário escavar sob o mesmo para acessar a  cabeça do tubulào.

• Cota de Apoio y |)j-ipK(ro de B;ise: pode-se tentar  lançar mão da técnica P1T (Pile Integrity Test)  descrita no capítulo 20, porém nem sempre a  resposta é satisfatória. A execução de sondagens  ladeando o fuste permite atingir a facc superior  da base alargada, podendo-se inferir a cota da  base. Para melhorar esta precisão e também para  inferi r a largura (diâmetro) da base seria  necessário realizar várias sondagens, com  afastamentos sucessivamente maiores, o que é  custoso c demorado, nào sendo usual a sua  realização.

• Qualidade do Concrcto: para a regiào do topo do tubulào valem as considerações já feitas para  fundações diretas, relativas a ensaios não-destrutivos ou extração de testemunhos. Para  avaliar a qualidade e continuidade do concrcto  em profundidade podem-se executar sondagens  rotativas axiais, evidentemente uma investigação custosa e, às vezes, de difícil realização. A correlação de parâmetros do concreto (resistência e módulo de deformabilidade) com a velocidade de propagação dc ondas (de choque no ensaio PIT ou dc ultra-som) apresenta muita dispersão, rarament e permitindo obte r informações conclusivas.

• Quantidade e Posição das Armaduras: para o fuste valem as observações feitas no caso dc fundações diretas; a região da base raramente é armada nos tubulòes usuais.

• Qualidade do Solo de Fundação: valem aqui os comentários já feitos no caso dc fundações diretas, à exceção da realização de provas de carga sobre placa, ensaio este que, para ser executado na região de cota dc apoio dos tubulòes, exigiria a escavação de um poço ou,no caso de tubulòes pneumáticos, a execução desta escavação também sob ar comprimido, o que geralmente inviabiliza este ensaio.

• Ensaio Global da Fundação: a execução de provas dc carga cm tubulòes cm verdadeira grandeza é muito rara, em virtude das elevadas cargas a serem mobilizadas. Há, no entanto, registro dc alguns ensaios deste tipo. A norma NBR 12.131 da ABNT se aplica nestes casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares