segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ESQUEMA DE PINTURA

Qualquer que seja o esquema de pintura a ser aplicado, recomenda-se observar  atentamente as orientações sobre a preparação da superfície. O número de demãos e as  indicações sobre a diluição das tintas  baseiam-se em produtos de boa qualidade, podendo  haver significativas variações, já que existe uma grande diferença de qualidade entre as tintas  disponíveis no mercado. No entanto, recomenda-se seguir a orientação do fabricante.

O acabamento convencional sobre rebocos (interno e externo) requer uma demão de  tinta látex (P.V.A. ou acrílica), bem diluída (com até 100% de água), duas demãos de tinta  látex com diluição de 20 a 30% de água.

No acabamento liso interno, deve-se aplicar massa corrida em camadas finas e duas demãos de tinta látex, com diluição de 20 a 30%  de água. No externo processe-se da mesma  forma, apenas utilizando-se de tinta látex acrílica, com diluição de 20 a 30% de água.

Quando se pretende um acabamento acrílico texturado, deve-se aplicar uma demão de  látex textura acrílica, com diluição de 40 a 50% de água (usar rolo de lã) , uma demão de látex  textura acrílica, com diluição de 10% de água (usar rolo de espuma). Quando se deseja  resistência superior e maior durabilidade do acabamento, aplicam-se duas demãos de tinta  látex acrílica sobre a textura acrílica.

No acabamento liso de áreas molháveis  - banheiros, cozinhas, etc.  - deve-se aplicar  massa acrílica em camadas finas, duas demãos de esmalte sintético brilhante, sendo a primeira  com diluição de até 15% de diluente e a segunda com até 5%. Quando se pretende um  acabamento texturizado, deve-se usar uma demão de látex textura acrílica com diluição de até  10% de água (usar rolo de espuma) e, finalmente, duas demãos de esmalte sintético brilhante,  sendo a primeira com diluição de até 15% de diluente e a segunda até 5%.

No acabamento texturado em corredores, escadarias, etc. deve-se aplicar uma demão de  látex textura acrílica, com diluição de 40 a 50% de água (usar rolo de lã), uma demão de látex  textura acrílica, com diluição de até 10% de água (usar rolo de espuma) e, finalmente, uma  demão de liqui-brilho, com diluição de até 10% de água, com a finalidade de facilitar a  limpeza, aumentando o brilho da superfície.

A repintura sobre superfícies crít icas, isto é, látex em mau estado, calcinado,  descascando, ou caiação, deve ser efetuada removendo-se as partes soltas com espátula, fazer  os reparos, lixar a superfície, eliminar o pó e aplicar o fundo à base de solventes (1), de alto  poder de penetração, convenientemente diluído, para que a superfície não se torne brilhante.  Se isto ocorrer, lixa-se levemente para quebrar o brilho. Em seguida, aplicam-se duas demãos  de tintas látex - P.V.A. ou acrílica - com diluição de 20 a 30% de água.

No acabamento direto sobre bloco de concreto (interno ou externo), recomenda-se frisar  a massa de assentamento de maneira que os frisos sejam rasos, o que facilita a aplicação da  pintura. A massa de assentamento não deve apresentar falhas, fissuradas ou orifícios. Se isto  ocorrer, deve-se efetuar os reparos necessários com a mesma massa.. Em seguida aplica-se  uma demão de látex textura acrílica, com diluição de 40 a 50% de água (usar rolo de lã).  Preferencialmente, sobre a massa de assentamento (frisos), esta primeira demão deve ser feita  com pincel, uma demão de látex textura acrílica, com diluição de 30 a 40% de água,  resultando um aspecto final semelhante à própria textura do bloco (usar rolo de lã). Para  maior resistência e durabilidade do acabamento, recomenda-se aplicar mais duas demãos de  tinta látex (P.V.A. ou acrílica), com diluição de 20 a 30% de água.

Para obter um acabamento texturizado, esta segunda demão de textura acrílica deve ser  aplicada com diluição de até 10% de água, (usar rolo de espuma). Neste caso, recomenda-se  especial atenção no sentido de que os frisos da massa de assentamento não sejam profundos e  de que não haja irregularidades acentuadas (buracos) na superfície dos blocos, pois a tinta  menos diluída tenderá a encher tais depressões. Se forem profundas, poderá haver trincamento  na textura acrílica. Para maior resistência e durabilidade, recomenda-se aplicar mais duas  demãos de tinta látex com diluição de 20 a 30% de água.

Na face externa das telhas de fibrocimento, deve-se aplicar uma demão de fundo à base  de solventes, de alto poder de penetração e resistência à alcalinidade, diluído com até 100%  de diluente, duas demãos de tinta látex acrílica, com diluição de 20 a 30% de água. Para a  pintura da face interna, dispensa-se a aplicação de fundo à base de solventes. Deve-se  observar, entretanto, que não é aconselhável pintar apenas a superfície interna da telha, pois  não havendo impermeabilização na face externa, a umidade penetrará, prejudicando a pintura  interna. Além disso, a pintura do lado externo aumentará a vida útil da telha. Nas superfícies  de litocerâmica não esmaltada ou de tijolo à vista aplica-se massa de assentamento adequadamente frisada, não apresentando falhas, fissuras ou orifícios. Caso isto ocorra, os  fabricantes recomendam que se efetuem  reparos necessários com a mesma massa. Em  seguida, deve-se aplicar uma demão de silicone, conforme orientação do fabricante, o que  aumentará a impermeabilização da superfície, sem alterar o aspecto. Para proporcionar brilho e mais resistência a estas superfícies, deve-se consular os fabricantes de tintas sobre quais produtos aplicar.

Nas barras lisas de cimento (internas e externas) recomenda-se aplicar duas demãos de tinta látex acrílica, som diluição de 20 a 30% de água.

No concreto aparente deve-se eliminar os eventuais resíduos de substâncias  desmoldantes utilizadas para retirar as formas para concreto, com o auxílio de detergentes ou  removedores à base de aguarrás. Lixa-se a superfície e em seguida aplica-se silicone, de  acordo com as instruções  do fabricante, o que aumenta a impermeabilização sem alterar o  aspecto. Para que a superfície se torne brilhante e mais resistente, recomenda-se também  consultar os fabricantes de tintas sobre quais produtos aplicar. Quando se deseja pintar o  concreto aparente, deve-se aplicar duas demãos de tinta acrílica. Eventuais reparos precisam  se efetuados com nata de cimento ou massa acrílica. principalmente nos casos em que se  deseja pintá-la.

Em pinturas sobre madeira devem ser observadas as orientações a respeito  da  preparação da superfície, normalmente aplicando-se duas demãos de esmalte sintético  brilhante, acetinado ou fosco, lembrando-se de que este último é recomendado para  superfícies internas. A primeira demão de esmalte pode ser diluída com até 15% de diluente e  a segunda, com até 5%. É preciso lixar a superfície levemente entre as demãos.

No primeiro envernizamento da madeira normalmente são necessárias três demãos de  verniz brilhante ou fosco, sendo que o fosco não é recomendado para superfícies externas. A  diluição na primeira demão pode ser de até 20% de diluente, e a segunda e terceira com 5 e  10% respectivamente. Lixar levemente entre as demãos. O reenvernizamento é feito  normalmente com duas demãos.

Nas superfícies de ferro, depois de preparadas adequadamente, são aplicadas duas  demãos de esmalte sintético brilhante, acetinado ou fosco, sendo que este último não é  recomendado para superfícies externas. A primeira demão deve ser diluída com até 15% de  diluente e a segunda com até 5%. Também deve-se lixar levemente entre as demãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares