segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MATERIAIS EMPREGADOS EM CONCRETO ARMADO

1 Cimento

O projeto deverá estabelecer os tipos de cimento adequados, técnicamente e  economicamente, a cada tipo de concreto, estrutura, método construtivo, ou mesmo, em  relação aos materiais inertes disponíveis.

Exemplo de alguns tipos de cimento passíveis de emprego em aplicações específicas:

cimento Portland comum:

- concreto armado em ambientes não agressivos
- lançamento de pequenos volumes ou grandes volumes
- desde que empregados, na mistura, outros aglomerantes ativos (tais como materiais  pozolânicos ou escória de alto forno) para redução do calor de hidratação.
- Concreto protendido ou pré-moldado
- Não recomendado para emprego em ambientes agressivos;
- cimento Portland de alta reistência inicial  - pré-moldados;
- para descimbramento a curto prazo;
- não recomendado para lançamento de grandes volumes;
-  cimento de moderada e alta resistência a sulfatos.  
- estruturas em contato com sulfatos
- estruturas em meios ligeiramente ácidos;
- concreto massa;
- pouco recomendável o emprego em estruturas onde sejam necessárias a desforma e o descimbramento rápido
-  cimento Portland de alto forno  
- recomendável para estruturas em meios ácidos ou sujeitas a ataque de sulafatos e/ou ácidos;
- aplicável a concreto massa;
- possível o emprego com agregados álcali-reativos
-  cimento Portland pozolânico.  
- recomendável para concreto massa e para uso com agregados reativos com álcalis;
- aplicável a estruturas sujeitas a ataques ácidos fracos ou de sulfatos;
-  cimento aluminoso.  
- para refratários; em ambientes ligeiramente ácido.

O cimento, ao sair da fábrica acondicionado em sacos de várias folhas de papel  impermeável, apresenta-se finamente pulverizado e praticamente seco, assim devendo ser  conservado até o momento da sua utilização.

Quando o intervalo de tempo decorrido entre a fabricação e a utilização não é  demasiado grande, a proteção oferecida e em geral, suficiente.

Caso contrário, precauções suplementares devem ser tomadas para que a integridade  dos característicos iniciais do aglomerante seja preservada.

A principal causa da deterioração do cimento é a  umidade que, por ele absorvida,  hidrata-o pouco a pouco, reduzindo-lhe sensivelmente as suas características de aglomerante.

O cimento hidratado é facilmente reconhecível. Ao esfregá-lo entre os dedos sente-se  que não está finamente pulverizado, constata-se mesmo, freqüentemente, a presença de torrões  e pedras que caracterizam fases mais adiantadas de hidratação.

RECOMENDAÇÕES:

O cimento sendo fornecido em sacos, deve-se verificar sua integridade, não aceitando os que estiverem rasgados ou úmidos. Os sacos que contém cimento parcialmente hidratados, isto é, com formação de grumos que não são total e facilmente desfeitos com leve pressão dos  dedos, não devem ser aceitos para utilização em concreto estrutural.

Para armazenar cimento é preciso, em primeiro lugar, preservá-lo, tanto quanto  possível, de ambientes úmidos e em segundo, não ser estocado em pilhas de alturas excessivas,  pois o cimento ainda é possível de hidratar-se (Figura 11.1). É que ele nunca se apresenta  completamente seco e a pressão elevada a que ficam sujeitos os sacos das camadas inferiores  reduz os vazios, forçando um contato mais intenso entre as partículas do aglomerante e a  umidade existente.

Portanto para evitar essas duas principais causas de deterioração do cimento é  aconselhável:

  - As pilhas não excederem de mais de 10 sacos, salvo se o tempo de  armazenamento for no máximo 15 dias, caso em que pode atingir 15 sacos.
- As pilhas devem ser feitas a 30 cm do piso sobre estrado de madeira e a 30 cm  das paredes e 50 cm do teto (Figura 11.1).

Figura 11.1 - Local para guarda de materiais

Os lotes recebidos em épocas diferentes e diversas não podem ser misturados, mas  devem ser colocados separadamente de maneira a facilitar sua inspeção e seu emprego na  ordem cronológica de recebimento. Deve-se tomar cuidados especiais no armazenamento  utilizando cimento de marcas, tipos e classes diferentes. O tempo de estocagem máxima de  cimento deve ficar em torno de 30 dias.  A capacidade total armazenada deve ser suficiente para garantir as concretagens em um  período de produção máxima, sem reabastecimento.


2 Agregados miúdo e graúdo

Devemos tomar o cuidado para que em nossas obras não se receba agregados com  grande variabilidade, algumas vezes por motivo de abastecimento ou econômico, daqueles  inicialmente escolhidos.

Esta variabilidade prejudica a homogeneidade e características mecânicas do concreto.  Se recebemos, com granulometria mais fina que o material usado na dosagem inicial,  necessitaremos uma maior quantidade de água para mantermos a mesma trabalhabilidade e,  consequentemente, haverá uma redução na resistência mecânica. Se ocorrer o inverso haverá um excesso de água para a mesma trabalhabilidade, aumentando a resistência pela diminuição do fator água/cimento, o qual será desnecessário, pois torna-se antieconômico,  além de  provocar uma redução de finos, que prejudicará sua coesão e capacidade de reter água em seu  interior, provocando exudação do mesmo.

RECOMENDAÇÕES:

Deve-se ao chegar os agregados, verificar a procedência, a quantidade, e o local de  armazenamento e devem estar praticamente isentos de materiais orgânicos como humus, etc....  e também, siltes, carvão.
Quando da aprovação de jazida para fornecer agregados para concreto devemos ter  conhecimento de resultados dos seguintes ensaios e/ou análises:

·  reatividade aos álcalis do cimento (álcali-sílica, álcali-silicato, álcali-carbonato);
·  estabilidade do material frente a variações de temperatura e umidade;
·  análise petrográfica e mineralógica;
·  presença de impurezas ou materiais deletéricos;
·  resitência à abrasão;
·  absorsão do material

No entanto, no caso de obras de pequeno porte, é praticamente inviável a execução  de tais ensaios e análises. Neste caso, deve-se optar pelo uso de material já consagrado no  local ou pela adoção de medidas preventivas, em casos específicos  (uso de material  pozolânicos, por exemplo).

Para evitarmos a variabilidade dos agregados devemos esclarecer junto aos  fornecedores a qualidade desejada e solicitar rigoroso cumprimento no fornecimento. 

Para o armazenamento dos agregados poderemos fazê-lo em baias com tapumes  laterais de madeira (Figura11.2) ou em pilhas separadas, evitando a mistura de agregados de  diferentes dimensões, deveremos fazer uma inclinação no solo, para que a água escoa no  sentido inverso da retirada dos agregados, e colocar uma camada com aproximadamente 10 cm  de brita, 1 e 2 para possibilitar a drenagem do excesso de água.


Figura 11.2 - Baias de madeira para separar os agregados




Recomenda-se que as alturas máximas de armazenamento sejam de 1,50m, diminuindo- se o gradiente de umidade, principalmente nas areias e pedriscos, evitando-se constantes  correções na quantidade de água lançado ao concreto.


Estando a areia com elevada saturação, deve-se ter o cuidado de verificar no  lançamento do material na betoneira, se parte da mesma não ficou retida nas caixas ou latas,  pedindo que seja bem batida para a sua total liberação.

3 - Água

A resistência mecânica do concreto poderá ser reduzida, se a água utilizada no  amassamento conter substâncias nocivas em quantidades prejudiciais.  Portanto, a água destinada ao amassamento deverá ser as águas potáveis.

Do ponto de vista da durabilidade dos concretos, o emprego de águas não potáveis no amassamento  concreto pode criar problemas a curto ou longo prazo.

Se, para o concreto simples, o uso de águas contendo impurezas, dentro de certos  limites, pode não trazer conseqüências danosas, o mesmo não ocorre com o concreto armado,  onde a existência de cloretos pode ocasionar corrosão das armaduras, além de manchas e  eflorescências superficiais.


4 - Armaduras

Os problemas existentes com as barras de aço é a possibilidade de corrosão em maior
ou menor grau de intensidade, em função de meio ambiente existente na região da obra, o que
provoca a diminuição da aderência ao concreto armado e diminuição de seção das barras. 
No primeiro caso, esta diminuição é provocada pela formação de uma película não
aderente às barras de aço, impedindo o contato com o concreto. No segundo caso de
diminuição de seção, o problema é de ordem estrutural, devendo ser criteriosamente avaliada a
perda de seção da armadura.

RECOMENDAÇÕES:

Meios fortemente agressivos (regiões marítimas, ou altamente poluídas): 

- Armazenar o menor tempo possível;
- Receber na obra as barras de aço já cortadas e dobradas, em pequenas quantidades;
- Armazenar as barras em galpões fechados e cobertos com lona plástica;
- Receber as armaduras já montadas;
- Pintar as barras com pasta de cimento de baixa consistência (avaliar a eficiência  periodicamente).

Meios mediamente agressivos :

- Armazenar as barras sobre travessas de madeira (Figura 11.3) de 30 cm de espessura,  apoiadas em solo limpo de vegetação e protegido de pedra britada.
- Cobrir com lonas plásticas;
- Pintar as barras com pasta de cimento de baixa consistência.(avaliar a eficiência  periodicamente);

Obs.: As barras que foram pintadas com camadas de cimento, para sua utilização na  estrutura deverão ser removidas, a qual pode ser feito manualmente através de impacto de  pedaço de barra de aço estriada e ajudar a limpeza através de fricção das mesmas.

Meios pouco agressivos:

- Armazenar as barras em travessas de madeira (Figura 11.3) de 20 cm de espessura,  apoiadas em solo limpo de vegetação e protegido por camada de brita.

Figura 11.3 - Armazenagem das barras de aço sobre travessas

Para a limpeza das barras com corrosão devemos fazer em ordem de eficiência:

  - jateamento de areia;
  - limpeza manual com escova de aço;
  - limpeza manual com saco de estopa úmido.


Tipos de aço:

Os aços estruturais de fabricação nacional em uso no Brasil podem ser classificados em três grupos:

· Aços de dureza natural laminados a quente: utilizados a muito tempo no concreto  armado. Nos dias de hoje possui saliências para aumentar a aderência do concreto.
· Aços encruados a frio: obtidos por tratamento a frio trabalho mecânico feito abaixo da  zona crítica, os grãos permanecem deformados aumentando a resistência.
· Aços para concreto protendido: aços duros e pertencem ao grupo de aços usados para  concreto protendido. Pode ser encontrado em fios isolados ou formando uma  cordoalha.

No Brasil a indicação do aço é feita pelas letras CA (concreto armado) seguida de um  número que caracteriza a tensão de escoamento em kg/mm². Segue ainda uma letra maiúscula  A ou B, que indica se o aço é de dureza natural ou encruado a frio.




OBS.: O comprimento usual das barras é de 11, com tolerância de mais ou menos 9%. E sua
unidade é em milímetros (Tabela 11.1).


Tabela 11.1 - Bitola dos aços em "mm" e respectivos pesos por metro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares